segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A verdadeira pregação


Jesus em seu discurso final antes da ascenção ao Pai, dá a diretriz, do objetivo que deveria nortear a Igreja: pregar o arrependimento. (Lucas 24.47)
A mensagem de João Batista foi o arrependimento. As primeiras mensagens de Jesus foram sobre o arrependimento.

Mas qual é a sua verdadeira importância?

Jesus deixa claro para Nicodemos que aquele qua não nascer de novo, não entrará no Reino de Deus. O que Jesus chamou de nascer de novo, é chamado na teologia de regeneração. Portanto, é preciso que a pessoa seja "gerada novamente", afim de entrar no Reino de Deus.

A Regeneração é um acontecimento dentro de um processo chamado salvação ou conversão.
O processo como um todo engloba: A fé, o arrependimento, a regeneração, a justificação, e a santificação.

A santificação é o processo pelo qual nos tornamos separados de tudo aquilo que é alheio aos objetivos de Deus para o homem, e ocorre à medida em que nos relacionamos com Deus.

A justificação é a nova posição que o homem assume diante de Deus. Posição esta em que não somos achados como réus.

A fé vem pelo ouvir da palavra de Deus (Rm 10.17). É uma certeza que brota no coração, confirmando que a palavra pregada é verdadeira.

O arrependimento consiste na reação positiva a esta mensagem. Não devemos confundi-lo com remorso ou tristeza por um mau ato.
O arrependimento implica no reconhecimento, pezar e mudança de atitude. É reconhecer que estamos andando na estrada errada, portanto, damos meia-volta e mudamos de direção. Por isso é fundamental para a conversão/salvação.

A mensagem do Evangelho é a seguinte: "Se não mudarmos de atitude/direção, jamais poderemos entrar no Reino de Deus, mas se o fizermos, temos a possibilidade de viver com abundância.".
Por conta disso, a conversão não consiste em aderir a uma nova religião. A conversão implica mudança, transformação, que é e continuará sendo promovida pelo Espírito Santo.
A conversão, para que realmente aconteça, necessita do arrependimento, pois se a salvação fosse um carro, o arrependimento seria o volante, que é o que direciona todo o veículo.



O arrependimento é uma mescla de razão e sentimento. Razão porque entendemos a mensagem e ela faz sentido em nossas mentes. Sentimento porque a mensagem nos confronta a uma mudança de atitude.
Assim é o verdadeiro evangelho, aquele que confronta o pecador a tomar uma decisão, seja ela qual for.

O que infelizmente ocorre é que em alguns lugares a mensagem tem sido distorcida. Pouco se fala em arrependimento e mudança de vida. Mas prega-se um evangelho fácil e cheio de rituais. E o objetivo deste evangelho em verdade, é também diferente do Evangelho de Cristo. Já que a vida eterna não é pregada, mas sim a vida nesta vida.

Por isso a necessidade de voltarmos para o Evangelho puro e simples, voltarmos aos sermões iniciais de Jesus e João Batista: "Arrependei-vos, pois é chegado o Reino dos Céus." (Mateus 3.2)

Deus te abençoe!

(link do blog refletindoagraça clique no x)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Verdadeiramente precisamos pregar o Evangelho que Jesus pregou e que João Batista anunciou.
    O arrependimento!!
    Sem ele fica dificil seguir a Cristo...

    ResponderExcluir